No M3storage, a exploração faz parte do nosso ADN, tanto geográfica como tecnologicamente. Por isso, obviamente, não perdemos a oportunidade e aceitamos o convite da KPMG Espanha (https://kpmg) para o evento no dia 1º de fevereiro (Muito obrigado, David, pelo teu convite). O evento foi sobre a “Tokenização de Ativos Imobiliários” e permitiu-nos refletir sobre as oportunidades que a tecnologia Blockchain traz para o nosso setor imobiliário.

[Aqui a gravação completa do evento: https://kpmg.com/es/es/home/tendencias/2023/02/webinar-tokenizacion-activos-inmobiliarios.html]
Por um lado, aprendemos sobre alguns casos de uso atuais que afetam o negócio imobiliário. Partilharam os seus principais conhecimentos o Registrador da Espanha, Grupo Lar, ioBuilders, Alquiler Seguro e Altamira. Por outro lado, as empresas Registrador of Spain, BBVA, Reental, RealFund, Renta 4 e Chainalysis partilharam as suas experiências no estado atual de aplicações específicas num painel de alta qualidade. Muito interessante!
Tokenizar dívidas e aluguéis
No M3storage, vemos a possibilidade de tokenizar, num futuro próximo, a renda que partilhamos com os nossos parceiros de propriedade. Com o aumento do nosso volume de vendas, a diversidade dos perfis de risco dos nossos clientes e a nossa capacidade de gerar receita em diferentes moedas, a tokenização abre a possibilidade de criar unidades de câmbio personalizadas e separadas da propriedade.
À primeira vista, esta perspectiva não soa tão diferente de conceitos familiares como crédito sindicalizado ou securitização de dívida. Mas é realmente diferente, porque a tokenização abrirá uma nova capilaridade para distribuir e trocar esses ativos. Sem dúvida, ao criar novos canais de distribuição e abrir o mercado a novos investidores, as condições para a venda de tais ativos financeiros melhorarão. Um mercado mais amplo que permitirá obter melhores preços para os seus ativos?
Tokenizar títulos de propriedade
As opiniões sobre a tokenização de títulos de propriedade são mais reservadas, uma vez que a implementação implicaria a substituição de instituições e leis existentes que transmitem e garantem os direitos. A maioria dos participantes partilhou dúvidas e perguntas que apelam, em primeiro lugar, a um quadro jurídico claro e universal. Há trabalho pela frente.
Apesar das mudanças que essa revolução implicaria e das dúvidas que ainda precisam ser resolvidas, não temos dúvidas de que em breve todos os registos serão exclusivamente digitais e que, como conhecemos no mercado de ações, poderemos trocar imóveis e outras propriedades digitalmente em mercados abertos.
_________
A tokenização de ativos imobiliários: O que é?
É uma solução Blockchain do mundo real, onde qualquer ativo, neste caso, ativos imobiliários, podem ser divididos em alíquotas menores com os mesmos direitos, como se fossem ações de uma empresa. O ativo imobiliário é digitalizado, o que permite que ele seja dividido em pequenos blocos do mesmo valor, que levam o nome de token. Assim, cada token adquire um valor de investimento que supõe um capital mínimo, o que o torna acessível para um número maior de pessoas. Assim, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode investir nesse ativo.
Assim, o proprietário de um token possuirá uma parte da propriedade e obterá uma nova fonte de renda do Blockchain quando o prédio for vendido ou alugado.
Isso permitirá que grandes quantidades de capital não sejam mais necessárias para poder investir em mercados líquidos, como o imobiliário. Bem, todos os ativos imobiliários podem ser digitalizados e tokenizados.
Essa ferramenta é um grande avanço, porém, ainda precisa de trabalho no processo e operação para que se consolide como um método que proporcione segurança financeira e jurídica.
____________
Governo de Xi criará Centro Nacional de Inovação em Tecnologia Blockchain em Pequim
A China é um dos países que implementou a sua própria moeda digital do banco central (CBDC). A moeda é conhecida como yuan digital ou e-CNY e até o momento apenas testes piloto foram realizados. Com esses testes, o governo doou bilhões de yuans para os seus cidadãos. O Banco Popular da China (PboC) informou que, desde o final de 2022, 13,61 bilhões de yuans digitais circulam no país.
A moeda digital também tem sido usada para impulsionar a economia após a desaceleração causada pela pandemia de Covid. Durante os Jogos de Inverno de Pequim 2022, o governo chinês implantou uma grande operação para garantir uma adoção maciça da sua moeda. Na época, as transações feitas com yuan digital em locais desportivos superaram as da Visa, historicamente líder.
_____________
BIBLIOGRAFIA
↑ Callejo, J. (13 de fevereiro de 2022). Geopolítica: O yuan digital quebra o monopólio da Visa nos Jogos de Inverno de Pequim. Blockchain Notícias | Observatório Blockchain. Obtido em: https://observatorioblockchain.com/cbdc/el-yuan-digital-rompe-el-monopolio-de-visa-en-los-juegos-olimpicos-de-invierno-de-pekin/
↑ Maldonado, J. (11 de fevereiro de 2023). A China cria um Centro Nacional de Inovação Blockchain. Blockchain Notícias | Observatório Blockchain. Obtido em: https://observatorioblockchain.com/blockchain/china-crea-un-centro-nacional-de-innovacion-blockchain/
↑ Brickken. (2021). Tokenização de ativos usando blockchain. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=ntbfksqjSY4